segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PROJETO LITERÁRIO 2011










Projeto de Leitura e escrita:  Leitura Minha Amiga
Literatura infantil /Infanto- juvenil-2011
 

 1.Justificativa:O projeto surgiu na necessidade de incentivar na criança a curiosidade, a imaginação e a criatividade, descobrindo no livro o prazer em ouvir histórias.

  • É preciso que a Educação Infantil crie  ambientes favoráveis e situações para a leitura. Nesse processo é importante favorecer momentos de prazer em grupo e enriquecimento do imaginário infantil. Dessa maneira contribuir para formação de leitores e amigos dos livros.

2.Objetivo geral: 

          Contribuir para a formação de leitores e na aquisição de conhecimento cultural. Proporcionar interação     família e escola.

3.Objetivos específicos:

  • 1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura e escrita desde o início das etapas de escolaridade.

  • 2. Propiciar a troca e o compartilhamento de ideias, opiniões e conhecimentos.  

    4.Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse. Visita de um escritor da própria cidade, (SRr.Rielson) na escola para falar dos seus escritos.
    Apresentação com os alunos.(vresos, poesias contos, persona

    Algumas sugestões para estimular a leitura  dentro do projeto

  •  Ler, ler, ler...cantinho da leitura,   

    5.Desenvolvimento:

    a)Abertura do projeto com oração pela diretora Gerorgina

    b) Apresentação de slide da biografia dos autores .

    c) Leitura de vários textos poéticos pelos alunos(autoria própria).

    d)Apresentação dos personagens do Sítio do Pica-Pau- Amarelo,, etc.

    c) Sarau.

     PRINCIPAIS ESCRITORES DA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

  • Quem foi Vinícius de Moraes ?

  • (1913-1980)                
    “Poetinha” como era chamado, foi poeta, um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um dos fundadores da bossa-nova. 

    Quem é Maurício de Sousa ?

  • Mauricio de Sousa
    (Santa Isabel, 27 de outubro de 1935)
    é um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da "Turma da Mônica"

  • Quem é Tatiana Belink ?
    Tatiana Belinky (São Petersburgo, 18 de março de 1919) é uma das
    mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas. De sua vasta obra,
    destacam-se: "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos",
    "Limerique das Coisas Boas".

  • Quem foi Cecília Meireles? 

     Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7
    de novembro de 1901 / Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, professora e jornalista brasileira.

    " Quem é Eva Furnari?

  • Eva Furnari (Roma, 15 de novembro de 1948) é uma ilustradora e escritora
    ítalo-brasileira.
    Sua personagem mais famosa: a Bruxinha.

    Quem é Ana Maria Machado ?

  • Ana Maria Machado (Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1941) é uma jornalista, professora, pintora e escritora brasileira. Em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil.

    Quem é Ruth Rocha ?

    Ruth Rocha (São Paulo, 2 de março, 1931) é uma escritora brasileira de livros infantis. Sua obra mais conhecida é Marcelo, Marmelo, Martelo, que já vendeu mais de um milhão de livros. Hoje, tem mais de 130 títulos publicados, com traduções de 25 idiomas.

    Quem foi Pedro Bandeira ?
    Pedro Bandeira de Luna Filho (Santos, 9 de março de 1942) é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. É autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha..., A hora da verdade e Prova de Fogo.

  • Quem foi Elias José ?

    O escritor Elias José, publicou 114 livros divididos em romances, novelas, contos e didáticos, o escritor preferia escrever para crianças e adolescentes.
    Elias afirmava que a leitura deve ser um prazer e que os pais devem incentivar seus filhos a ler desde pequenos.

  • Quem foi Jorge Amado ?
    Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.

    Quem é Ziraldo?

  • Ziraldo Alves Pinto (Caratinga, 24 de outubro de 1932) é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, desenhista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

    PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS

  • Perrault: “Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”, “Pequeno Polegar”, etc./Irmãos Grimm: “A gata borralheira” (que de tão famosa recebeu mais de 300 versões pelo mundo afora), “Branca de Neve”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, etc. /Andersen: “O Patinho Feio” /Charles Dickens: “Oliver Twist”, “David Copperfield” /La Fontaine: “O Lobo e o Cordeiro” /Esopo: “A lebre e a tartaruga”, “O lobo e a cegonha”, “O leão apaixonado”

No Brasil a literatura infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen (“Contos seletos das mil e uma noites”), Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade. 

Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no Brasil.

MONTEIRO LOBATO

  • José Bento Monteiro Lobato nasceu em 1882 em São Paulo. Sua obra consiste em contos, ensaios, romances e livros infantis. Além de escritor, Monteiro Lobato foi tradutor. É considerado, juntamente com outros escritores José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 / São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi o "precursor" da literatura infantil brasileira. Criou o “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

  • brasileiros, um dos maiores e mais importantes nomes da nossa literatura/ Principais Obras/        “Urupês      “Cidades Mortas”    “Idéias do Jeca Tatu” “Negrinha” “Reinações de Narizinho” (livro que reúne várias histórias infantis “Sítio do Pica-pau Amarelo”                “O Minotauro” Além de Monteiro Lobato, outros escritores como Ziraldo e Ana Maria Machado também se dedicam ao público infantil. Ziraldo: “O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma professora muito maluquinha”. Ana Maria Machado: “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”.                                                                                       

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Foi de grande relevancia realizar este trabalho, acreditando no potencial de cada criança, proprcionando assim momentos de fantasia e imaginação dentro do mundo real em que elas vivem!

DEDICATÓRIA

1.Este trabalho foi dedicado aos alunos da ESCOLA BATISTA SINAI, 1º ciclo do ensino fundamental  

2.Aos colegas de profissão que ainda acreditam numa educação de qualidade e num país melhor

AGRADECIMENTOS:

      Agradeço a Deus o autor da vida, que me deu inspiração para fazer esse trabalho, a Ele toda honra,  glória, domínio e poder.

      Minha diretora Georgina, pelo apoio, incentivo  e atenção.

      Às minhas companheiras de trabalho,

      Aos alunos e  pais de alunos

      Ao escritor e poeta Irm.Rielson

      As minhas filhas.   

                        

              
EU
  
MINHA FILHA ANNE

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário