CENTRO EDUCACIONAL BATISTA SINAI
PROJETO CARROCINHA DA ECOLOGIA
ALUNOS ATENDIDOS: 4ª SÉRIE DO 5º ANO/ 2012
ALUNOS ATENDIDOS: 4ª SÉRIE DO 5º ANO/ 2012
DURAÇÃO 3 meses
OBJETIVO
Priorizar um conjunto de ações desenvolvidas pela da Carrocinha da
Ecologia, levando em consideração a ludicidade, a criatividade e a interação
entre professor e aluno.
Para que o objetivo do trabalho seja alcançado, fez-se necessário
a observação, bem como, leituras acerca da importância das práticas pedagógicas
e lúdicas.
SOBRE O PROJETO CARROCINHA DA ECOLOGIA
A Carrocinha da Ecologia é um trabalho recreativo e educativo
voltado aos
professores, alunos e funcionários da Escola Batista Sinai,
procurando sensibilizá-los sobre os riscos ecológicos dirigindo às futuras
gerações.
O mesmo contempla em sua programação a apresentação de peças
teatrais
(“Dona Fauna da Silva Flora”), narração de estórias, biblioteca,
brinquedoteca, oficinas de arte, troca de experiências.
EXPERIÊNCIA Uma proposta
desafiadora: a introdução de brincadeiras no processo de
aprendizagem. Ao se apropriar dessa ferramenta,
Durante as vivências, vários são os temas discutidos pela
Geografia como:
representações cartográficas, a degradação do meio ambiente, as
diferenças raciais, a
migração e os recursos naturais (município da cidade local):
O desfile ecológico/O caça ao tesouro
Contação de estórias/ Gincana ecológica
Teatro (Dona Fauna da Silva Flora)
Jogos/Ecocine ( Tainá II)
BRINCADEIRAS
O desfile ecológico:
Atividade destinada a um público com faixa etária entre 10 a 14
anos. Aproposta dele é confeccionar roupas, assessórios, cenários com
materiais recicláveis. Antes da construção dos objetos, conversar com os alunos sobre a questão do acumulo do lixo e a degradação do meio ambiente. A
partir dessa conversa, surgem várias perguntas sobre o que se poderia fazer para viver em
harmonia com o Planeta Terra. É a partir daí que vamos questionar sobre o que se
devemos fazer para ajudar a preservar os recursos naturais.
Quando tudo estiver encaminhado, propor a atividade que é
desenvolvida em grupo. Os materiais usados são: jornais revistas, garrafas plásticas, caixas, etc. Após a confecção dos
objetos, sugerir que eles exibam suas criações através de um desfile.
O caça ao tesouro
Brincadeira muito popular, que usa pistas para o caçador usar a
imaginação unindo as mensagens deixadas em cada uma delas, além de trabalhar
noções de cartografia e localização.
1.Dinâmica para entrosar os participantes e, em seguida, conversar
sobre a cidade afim, fazendo perguntas pertinentes, como por exemplo, se a
cidade tem parque, escola, cinema, rio, etc. Posteriormente, , conversar com os participantes sobre a importância da escola, da cidade e os seus atrativos
naturais e a conservação dos recursos naturais,(incluir aniversário do
município da cidade de Itambé, visitando praças e avenidas, sua economia, rios
e o espaço geográfico).
2. Hora da
brincadeira: os grupos são divididos:
GRUPO BOLA, GRUPO FLOR, GRUPO SOL, GRUPO BORBLETA, e cada um tem a
missão de encontrar as pistas distribuídas numa área delimitada da brincadeira,
dar as coordenadas (esquerda, direita) e as pistas que tem como: Referência uma característica física da cidade afim (praça,
escola, igreja, etc.).
Gincana ecologia
Propor uma brincadeira bastante divertida e instigante, uma gincana. A mesma tem como
objetivo formar os defensores do planeta terra, onde as principais tarefas propostas
são: colher material jogado na rua, jogo de perguntas e criação de músicas sobre o
cuidado com o meio ambiente. Ao final da gincana conversar com os participantessobre a contribuição da população e sua responsabilidade para com
sua cidade.
Ecocine
O Ecocine trás uma proposta de filmes educativos como o filme
Tainá II que conta a estória de uma indiazinha de 8 anos, que vive na Amazônia
com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo.
Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das
garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba
conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho, um menino de dez anos que mora a
contragosto na selva...
Teatro (Dona Fauna da Silva Flora)
E na floresta Pau-Brasil, que é invadida por uma Empresa Portuguesa que tem como objetivo desmatar a floresta por meio da
extração de madeira. Porém, a tentativa da tal empresa foi em vão, pois existe na
floresta pau-brasil uma associação dos defensores da natureza composta pela Dona Coruja
(guardiã da floresta), Dona Fauna da Silva Flora (Embaixatriz da Floresta) e vários
outros animais que são
cooperadores na tarefa de fiscalizar e defender a floresta
Pau-Brasil. O Senhor Hilário (dono da Empresa) falsifica um documento, que só
pode ser emitido pelo órgão ambiental competente, que permite a derrubada
da floresta. Desconfiada da autenticidade do documento, Dona Coruja, propõe uma
reunião com toda bicharada da Floresta para juntos pensarem numa saída. Ao
decorrer da reunião Dona Fauna da Silva Flora propõe que Dona Coruja ligue para o
órgão responsável de
proteger e fiscalizar o meio. Toda bicharada concorda com Dona Fauna da Silva
Flora. Dona Coruja vai até um orelhão mais próximo da floresta e liga
gratuitamente para o
IBAMA:
- Alô! Quem fala é a Dona Coruja, guardiã da Floresta Pau-Brasil.
Estão desmatando
nossa floresta e vão derrubar todas as árvores.
- Fique calma Dona Coruja, iremos notificar sua denuncia e enviar
uma equipe de
fiscalização.
A equipe de fiscalização é enviada a floresta Pau-Brasil para
verificar a
procedência da denúncia, chegando lá percebeu que o documento,
Licença Ambiental,
apresentado pelo senhor Hilário era falsificado. Percebendo que
estava encrencado, o
senhor Hilário, tentou suborná-los, porem não teve sucesso. Sua
Empresa foi multada e
a obra foi embargada. Dona Coruja, juntamente com os bichos da
Floresta, ficaram
muito felizes com a decisão.
O link dessa história com a Geografia é mostrar aos alunos a
ambição do
homem, que pensando no lucro destroem florestas, mata animais,
polui rios. E nós como
cidadãos devemos estar atentos a qualquer tipo de abuso ao meio
ambiente e denunciar
ao órgão competente ambiental. Para que todos possam decorar o
número do tele denúncia
o grupo teatral canta:
Biblioteca
Nesse mesmo espaço são desenvolvidas atividades envolvendo
pinturas, criação.
de objetos feitos de massinhas, jogos de tabuleiros (xadrez, dama,
pega vareta) que são construídos pelos próprios alunos. Essas atividades
desenvolvem no aluno a tomada de iniciativa facilita a convivência com outras
pessoas e desperta uma consciência Ecológica, já que os jogos fabricados são
fabricados a partir de material reciclado.
RESULTADOS ESPERADOS
Após a realização do projeto abri discussão com os alunos sobre a
conservação do Meio Ambiente, onde o trabalho foi de grande relevância e
sucesso, uma vez que a avaliação é contínua.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Agradeço a Deus por mais uma
oportunidade de realizar meu terceiro projeto pedagógico na Escola Batista
Sinai, a minha querida Diretora Georgina pelo incentivo e apoio.
É de grandiosa importância que entendamos a dimensão do processo
educativo, que seja atraente, contagiante, envolvente, dinâmico, onde o aluno
não seja plateia e sim os protagonistas
na construção do seu conhecimento e que busquemos soluções enquanto mediadores do saber, para trabalharmos com algo tão complexo como
é a Geografia.
Para que isso ocorra é necessário o envolvimento da família, da
escola e de Projetos de
cunho social como é o caso da Carrocinha da Ecologia uma adaptação
do projeto Carreata Ecológica realizado na Escola Batista Sinai..
A todos que participaram direto e indiretamente desse evento o meu
muito obrigado, que Deus nos abençõe em nome de Jesus
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo. Paz e terra. 1996.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade: a
sociedade brasileira em transição.
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. A importância das brincadeiras na evolução dos processos de
desenvolvimento humano. 2003. Disponível em:
http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?Entrid=132.
Acesso no dia 29 de
Junho de
2009.
ANEXOS
Foi assim que o projeto teve início!
Juntamente com a Coordenadora da Unidade Escolar assistimos o Filme Thainá II, na Ftc., com direito a pipoca e refrigerante
MARAVILHOSO ESSE PROJETO!!
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